Um breve histórico sobre Doctor Who

Esta página é para você que gostaria de assistir Doctor Who, mas não sabe muito bem do que a série se trata.

Doctor Who é uma série britânica de ficção científica/fantasia, que começou em 23 de novembro de 1963. Isso mesmo! Mais de 50 anos de história. Ela gira em torno do protagonista chamado "O Doutor" ou "Doctor", que viaja no espaço-tempo em uma cabine de polícia chamada TARDIS. Ele luta contra ameaças alienígenas e salva civilizações, sempre com a ajuda de uma amiga fiel e de vários companheiros inesquecíveis. 

Doctor Who existe por tanto tempo pois, logo lá no início - chamamos de 'série clássica' -, o ator principal, William Hartnell (1º Doutor), não pôde mais continuar por problemas de saúde. A única solução foi mudar o ator e introduzir, na mitologia da série, uma explicação para isso. 

A série tem tanta vitalidade pela sua capacidade de se reinventar. Após uma breve pausa, que resultou em um filme em 1996, com o 8º Doutor, Doctor Who voltou (chamamos de 'série nova') às telas do Reino Unido - e do mundo - em 2005, com o 9º Doutor. Ela vive até hoje e não tem previsão para terminar.

Agora vá assistir! Seja um whovian (fã de Doctor Who).

Em uma edição do nosso podcast resumimos a série para quem quiser ter uma ideia por onde começar a assistir:

Tudo sobre Doctor Who dublado e transmitido pela TV Cultura:

Peter Capaldi é o 12º Doutor, o atual da série.

Peter Capaldi é o 12º Doutor, o atual da série.


Os Doutores

Todas as encarnações

Quem é o Doutor?


As companions do Doutor (série nova)

Aqui estão listadas apenas as companions 'oficiais'

tardis doctor who png

A TARDIS

Esta é a máquina do tempo do Doutor. Ela é uma capsula temporal criada pelos Senhores do Tempo (raça alienígena muito arrogante e inteligente), que tem dimensões incrivelmente doidas, isto é, o lado de dentro é maior do que o de fora. 

Como isso acontece?

Bem, imagine que a cabine azul seja a parte física, que todos enxergam. O interior está flutuando por aí em outra dimensão e "poderia esmagar o planeta Terra se pousasse com o seu tamanho real". 

Por que a cabine de polícia?

Na série, os Senhores do Tempo podem camuflar as suas capsulas temporais de acordo com a época em que se materializam, para evitar problemas. Ou seja, se você está no Egito, basta transformar a TARDIS num sarcófago.

Já o Doutor, ora, ele é rebelde e nunca conseguiu consertar o "circuito camaleão", o que muitos levam como mentira, já que ele ama demais a cabine e não quer se livrar dela.

Na história dos bastidores, Doctor Who foi criado para ser um programa de televisão educacional, que mostraria lugares históricos e a TARDIS sempre seria diferente. Porém, por falta de orçamento, os produtores mantiveram-na como a cabine

 


"É maior por dentro!"

Dê um passeio no interior da TARDIS através do street view do Google Maps

A evolução do interior da TARDIS, desde a série clássica até hoje


 
 

Agora é a sua vez

Se você chegou aqui e nunca viu Doctor Who, mas achou interessante, vá correndo para assistir! É um universo incrível de aventuras, fantasia, emoções e sorrisos. A sua vida será outra depois de conhecer essa série que, convenhamos, é muito mais do que isso.

Você conhecerá mais personagens, planetas e histórias que nunca imaginou. Viajará pelo tempo e espaço, conhecerá as dores e mistérios sobre esse alienígena enlouquecido, e amará cada companion como se fosse da sua própria família.

E aí? Tudo pronto?

Porque esta é uma aventura para toda a vida.